5.2- Análise dos resultados

 

 

               Nesta actividade que foi a realização do inquérito, pretendia-mos ter uma visão geral do conhecimento dos alunos da nossa escola. Decidimos começar por uma turma com formação na área da Biologia e da Genética. A turma, sendo bem distribuída entre elementos do sexo masculino e do sexo feminino, respondeu, em geral, correctamente a todas as perguntas colocadas.

                Na primeira, houve um consenso na resposta, tendo todos os elementos respondido bem à questão. Já na segunda questão, os elementos do sexo feminino responderam mais correctamente que os do sexo masculino, existindo no entanto alguma discrepância, pois certas alíneas correctas foram pouco reconhecidas como tal. Na terceira questão, houve apenas 10 por cento de respostas erradas, o que demonstra que, no geral, existe um bom conhecimento do assunto. A quarta questão ia de encontro de termos uma estimativa de quantos casos de doenças hereditárias existem no nosso concelho. De acordos com os números da turma interrogada e os resultados da resposta, concluímos que mais de metade dos inquiridos têm conhecimento de alguém que possui este tipo de doença.

                As últimas 4 questões visavam a opinião dos alunos sobre o tema, sendo estas respostas abertas, e tendo o objectivo de nos dar uma visão diferente do tema e se deveríamos dinamizar mais o assunto. Na quinta questão, a maioria dos alunos considera que não sabe o suficiente acerca da temática. Na sexta, a maioria dos inquiridos considera que o tema das doenças hereditárias é interessante e deve ser abordado. Na sétima, a maioria dos alunos considera benéfico ocorrerem campanhas de sensibilização sobre a temática. Finalmente, na oitava e última questão, os inquiridos responderam positivamente à possibilidade de existirem acções deformação na escola acerca de doenças hereditárias.

                Com esta actividade acabamos por concluir que os alunos inquiridos têm uma visão geral do tema boa, que se interessam pelo tema e que estão recíprocos a novas actividades acerca do tema. Também concluímos que devemos continuar a realizar actividades como esta, já que exista uma opinião geral de que não existem informações suficientes acerca das doenças hereditárias.