4.1- Considerações gerais sobre a avaliação de um projecto

 

No projecto desenvolvido não se pretendeu realizar uma abordagem exaustiva deste amplo e complexo domínio que é Doenças Hereditárias, mas sim consciencializar as pessoas para todas as dificuldades que tem de ultrapassar no dia-a-dia de modo a acabar com o preconceito e com a inclusão social.

A avaliação é um utensílio científico de apoio à aprendizagem que integra e regula o objecto que está a ser avaliado, redefinindo, as acções a tomar. Deste modo vai ser possível uma recolha constante de informação que, uma vez analisadas, apoiam a tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade de aprendizagens, compreensão e reconhecimento das diversas competências adquiridas.

A avaliação é fundamental na motivação dos intervenientes, nos planos de trabalho e nas esperanças de todos, visto que fornece informação necessária à busca dos caminhos e à definição dos rumos.

Uma avaliação centrada nas características de um projecto, pode ser excessivamente enriquecedor, sobretudo se pensamos no objectivo de permitir a reflexão sobre o seu potencial. Esta avaliação vai implicar uma exploração, uma aprendizagem, um conhecimento sobre as pessoas portadoras de doenças hereditárias.

Noutra vertente, e agora relacionado com aspectos de compreensão e desenvolvimento do nosso site, a análise da avaliação fornece informação esclarecedora na vista de optimização.